[Resenha] O senhor está brincando, Sr. Feynman! - Richard Feynman

[Resenha] O senhor está brincando, Sr. Feynman! - Richard Feynman

"O senhor está brincando, Sr. Feynman!" é o estranho título dado ao brilhante livro "Surely You're Joking, Mr. Feynman!", do físico ganhador do Prêmio Nobel Richard Feynman. 

De cunho bem pessoal, o livro é uma coleção de lembranças pessoais do renomado físico norte-americano Richard Philips Feynman. Além de ser o ganhador do Prêmio Nobel de 1965 por sua descoberta a respeito do decaimento Beta, Feynman também é pioneiro na área de eletrodinâmica quântica, computação quântica, nanotecnologia e participou do famoso "Projeto Manhattan".

Caso desconheça, o Projeto Manhattan foi o projeto que culminou no desenvolvimento das primeiras bombas atômicas do mundo, que mais tarde resultaram no lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, durante a 2ª Guerra Mundial.

[Resenha] O senhor está brincando, Sr. Feynman! - Richard Feynman
O livro é extremamente engraçado e não é necessário que se tenham conhecimentos em física para o entendimento geral dos capítulos, pois o livro não é focado em ciência ou física, é focado nas histórias de vida engraçadíssimas do Sr. Feynman. 

Sem sombra de dúvidas é um ótimo livro para passar o tempo, pois além de ser muito engraçado e agradável, conta a história de vida de um dos físicos mais conhecidos do século XX, todas as suas excentricidades e suas frequentes visitas ao Brasil. No livro, Feynman conta suas histórias no Brasil e de como chegou a participar da percussão em uma escola de samba no Rio de Janeiro, além de realizar diversas palestras e lecionar para estudantes do Rio de Janeiro por 10 meses.

Falando em sua posição de catedrático no Brasil, este livro contém uma importante crítica de Feynman à educação brasileira, que foi proferida em uma palestra nos anos 50 e culminou em sérias mudanças da educação de ciência no Brasil. O discurso do Sr. Feynman ainda é referência no país e é muito citado por cientistas e professores brasileiros.

O veredicto final para este livro é: recomendado como uma leitura para descontração. Você não irá aprender muito com ele (a respeito de ciência ou física, por exemplo), mas com certeza se divertirá lendo as histórias interessantíssimas do senhor Feynman!

0 comentários: