[Tutorial] Como instalar impressoras HP no Ubuntu / Linux


[Tutorial] Como instalar impressoras HP no Ubuntu / Linux (HP Device Manager - HPLIP)

Você tem uma impressora HP e está tendo problemas para conectá-la com seu computador que roda algum sistema operacional baseado no Linux? Neste pequeno tutorial você vai aprender a instalar o "HP Device Manager" no seu Ubuntu, Linux Mint, Elementary OS, Fedora, SUSE, Debian e outras distribuições Linux. Vamos usar o HPLIP OpenSource para isso.

Seguindo este tutorial você conseguirá instalar os drivers da sua impressora HP e rodar o programa da sua impressora (conhecido como HPLIP) em praticamente qualquer distribuição Linux. 


[Tutorial] Como instalar impressoras HP no Ubuntu / Linux (HP Device Manager - HPLIP)

Antes de mais nada, verifique se a sua impressora HP é suportada pelo HPLIP OpenSource. A grande maioria das impressoras HP é suportada, mas é bom verificar para ter certeza.

1º Passo: Baixe os arquivos necessários:
cd ~/Downloads && wget http://prdownloads.sourceforge.net/hplip/hplip-3.15.11.run

2º Passo: Execute o arquivo:
sudo sh ~/Downloads/hplip*.run
Agora siga o guia da instalação e vá respondendo as perguntas necessárias. A instalação é muito simples, basta seguir todas as instruções - mas caso você tenha dúvidas, sinta-se a vontade para perguntar.

Depois de todos os procedimentos, eis que podemos usar o HPLIP no Linux:


[Tutorial] Como instalar impressoras HP no Ubuntu / Linux (HP Device Manager - HPLIP)

Este tutorial foi útil para você? Não se esqueça de nos ajudar dando +1 na página! Qualquer dúvida ou agradecimento, use os comentários abaixo :)

14 comentários:

  1. a minha versão é o 14.04 e esses pacotes não funcionam

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, o link do HPLIP foi atualizado e agora deve funcionar em todas as versões!

    ResponderExcluir
  3. Cara você é foda... passei dois dias quebrando a cabeça com minha impressora aqui.. pq sempre que eu conseguia instalar ela ficava dando erro, imprimia metade do documento e travava no resto.. com esse seu artigo foi batata.. agora ela ta de boa.. valeu mesmo..

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de instalar sem o CD, então baixei no link: http://hplipopensource.com/hplip-web/install_wizard/index.html
    Abro o terminal e digito o 2º passo e ele me pede a senha. O que devo fazer depois?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho versão 16.04 Ubuntu e já tenho o Hplip, mas os comandos indicados aqui não funcionam. Ou dá que o chmod não pode acessar o arqyuivo ou diretório ou que o comando não pode ser executado!!!

    ResponderExcluir
  6. Comigo o mesmo Alexandre. Já tentei de tudo. Minha HP Photo Smart 4480.

    ResponderExcluir