[Resenha] Um Conto de Duas Cidades - Charles Dickens

[RESENHA - Fernando Paladini] Um Conto de Duas Cidades - Charles Dickens

Sem sombra de dúvidas, Charles Dickens é um dos escritores mais respeitados de todos os tempos, mas a que se deve tal reputação? Para descobrir isso, sai da minha zona de conforto e li uma de suas obras, “Um Conta de Duas Cidades”. Lá encontrei a resposta de porque Dickens goza de tal reputação positiva, como conclusão, posso assegurar-lhes que essa reputação não é nem um pouco exagerada: Charles Dickens é um dos melhores escritores de que já tive o prazer de ler.

Envolto em uma complexa história datada do final do século XVIII, “Um Conto de Duas Cidades” mistura elementos e características de personagens das duas principais cidades do mundo à época: Londres e Paris. A história, repleta de personagens apaixonados e bem descritos, apresenta diversas estórias que por muito tempo são completamente aleatórias e isoladas, entretanto começam a se ligar de forma magistral no decorrer das páginas.

[RESENHA - Fernando Paladini] Um Conto de Duas Cidades - Charles Dickens
No começo de cada uma dessas estórias isoladas você tem a sensação de estar completamente perdido e lendo pequenos contos separados, sem qualquer emoção e o desânimo de ler chega a ser grande. Entretanto, quando o livro começa a se encaminhar para o final da primeira metade as estórias começam a se unir e a cada novo parágrafo você começa a entender a estória geral. Esse momento é realmente fascinante, pois a curiosidade vai crescendo à medida que cada um dos contos isolados vão se juntando, então você começa a notar a habilidade que Dickens tem de conseguir juntar contos através de pequenos detalhes que você, algumas páginas antes, jamais teria reparado.

Embora de fácil leitura, a história é complexa, pois tem diversas reviravoltas e novidades que mantém o livro interessante até a última página. É impossível dar detalhes da estória de forma resumida: caso eu tente falar de um personagem do começo do livro, será impossível manter suas características até o final, pois a visão do leitor sobre a vida dos personagens muda a cada capítulo, junto com todas as outras estórias.   



Se você deseja ser um escritor, é imprescindível que leia Dickens, pois os elementos e as inovações técnicas que estão presentes nesse livro são de quebrar o queixo de qualquer um. Você aprende muito com a escrita do autor e vê técnicas que nunca viu serem aplicadas em nenhum livro, o que lhe dá muita criatividade na hora de escrever as suas próprias histórias.

Se você é um leitor, não tem como deixar de ler este que está entre os literatos mais famosos e clássicos do mundo.

0 comentários: