Por que você deveria respeitar Karl Marx?

Karl Marx, o intelectual queridinho da esquerda.

Antes de mais nada, esse artigo é para todos. Seja você de esquerda, de direita, de centro, seja você um defensor do que é certo ou seja você um odiador da política, garanto que você deveria ler esse artigo.

Hoje é aniversário de um dos maiores e mais respeitados filósofos de todos os tempos, Karl Marx. Nascido em 5 de Maio de 1818, Marx foi um intelectual e revolucionário alemão que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

O pensamento de Karl Marx influenciou diversas áreas do conhecimento, entre elas estão a filosofia, a história, o direito, a sociologia, a literatura, a ciência política, a economia, a teologia e a antropologia.

As contribuições de Marx para a história estão longe de se resumirem na criação do comunismo científico, suas contribuições para a filosofia, sociologia e antropologia foram um ponto de inflexão na história da humanidade. Suas criações para tais áreas tem valor inestimável, basta perguntar a pessoas dessas áreas e se terá uma noção clara da importância de Marx (não adianta perguntar para quem tem pré-conceitos, obviamente). 


Sim, algumas teorias de Marx já foram refutadas e não são mais tomadas como verdade nos dias de hoje, mas isso tira o seu mérito? Newton também foi refutado por um sujeitinho chamado Albert Einstein, por isso deixamos de levar em conta suas contribuições para o mundo? Não, Newton ainda é um Deus e sempre o será, independente de quão errada suas teorias estejam daqui a 200 anos.

Não importa o que você é, não importa quem você é. Socialistas, capitalistas, comunistas, anarquistas, neoliberais, odiadores de política e sou-do-que-é-certo-istas não precisam apreciar Marx, gostar dele ou aceitar suas teorias, mas precisam respeitá-lo. Marx provocou profundas mudanças na sociedade, colocou a humanidade para frente. Foi um homem que estava a frente do seu tempo e obrigou a humanidade a acompanhá-lo, colocando-a um degrau acima do que estava. Marx foi tão importante para a humanidade quanto Ludwig von Mises (teórico de direita), Newton, Kepler, Kant, Rousseau, Copérnico, Platão e tantos outros. Assim como eles, Marx foi um gênio de seu tempo. 


Você não precisa aceitar os homens e mulheres que mudaram o mundo durante milênios, mas sem dúvida alguma precisa respeitá-los. Se chegamos aonde chegamos, foi porque nos apoiamos em alguém. 


"Se enxerguei longe, foi porque me apoiei nos ombros de gigantes”
(Deus da Física, Sir Isaac Newton)

Caso ainda não esteja convencido que é necessário respeitar pessoas que mudaram o mundo, vamos à última tentativa. Qual a sua contribuição para a humanidade mesmo?

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx
http://goo.gl/vlTvRZ 

http://goo.gl/hNIVP6

4 comentários:

  1. Bela postagem irmão, e parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  2. De onde você tirou que Einstein refutou Newton??? Achei algumas partes do seu texto meio equivocadas ou ingênuas, por exemplo no início quando dizes "não adianta perguntar para quem tem pré-conceitos, obviamente" ou quando descreves Marx elogiando ele demasiadamente, além de todo esse papo de "respeitar os homens e mulheres que mudaram o mundo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, primeiro obrigado pelo Feedback, é sempre bom receber comentário criticando ou elogiando o seu texto.

      Confesso que me expressei mal quando escrevi "refutou", outras pessoas já vieram me comentar sobre o mesmo ponto. Não quis dizer que Einstein contrariou as teorias da física de Newton, usei o refutou no sentido de alterou / modificou / complementou de alguma forma suas teorias - exatamente o que acontece com Marx. A Escola Austriaca de economia já refutou muitas das teorias econômicas de Marx (usando esse sentido amplo da palavra), mas muitas (em geral, as teorias sociais e direito) ainda são válidas. Novamente, desculpe por não deixar claro o sentido dessa palavra.

      Sobre o pré-conceito, é que as pessoas associam comunismo a coisas ruins e associam Marx ao comunismo, logo, Marx é ruim. Praticamente todas as pessoas tem esse preconceito de Marx, falam mal sem sequer ter lido toda ou parte da obra de Marx, sem sequer ter visto o que ele representou de fato para o mundo. Se você perguntar para alguém de direito ou de antropologia sobre Marx, este poderá responder muito mal sobre ele, sem sequer saber quem ele foi e como ele contribuiu para a área de formação dessa pessoa. Elas simplesmente negam toda a obra de Marx e o próprio indivíduo por atrocidades que nem foi ele que cometeu.

      Sobre a última parte, não tenho o que argumentar no momento, não entendi qual seu posicionamento ou crítica perante a isso. É errado elogiar demasiadamente alguém? É estranho respeitar os homens e mulheres que mudaram o mundo? Sinta-se a vontade para contra-argumentar, assim que possível lhe responderei.

      Obrigado pela visita!

      Excluir