Estudantes da UFSC estão criando nova creche com formato inovador no Brasil


Você já ouviu falar no projeto de creche inovador que está sendo desenvolvido na UFSC? Não?? Não se preocupe, o projeto está sendo feito a portas fechadas, portanto mesmo que você estude na UFSC é provável que você não conheça esse projeto.

O modelo em desenvolvimento pretende revolucionar o funcionamento das creches no país e os desenvolvedores do projeto já esperam "exportar" o novo modelo de creche para alguns países da América Latina em breve.

O projeto tem como objetivo trazer a lógica de funcionamento dos Centros da UFSC (CTC, CCE, CSE, etc.) para a creche, ensinando as crianças a lidar como adultos em pontos específicos, como no gerenciamento de entidades e relacionamento inter-centros. Para que isso seja possível, além de uma estrutura inovadora que separa a creche em diferentes campus, a organização política também está sendo realizada através de Centros Acadêmicos e um DCE.

Toda a parte política acontece de forma muito similar a da UFSC, onde estudantes elegem uma chapa para o DCE e para o Centro Acadêmico específico do curso. Esse modelo é realmente sensacional, pois vai ensinar as crianças lições que elas só aprenderiam na universidade - mas como nem tudo são rosas, existem alguns problemas nesse modelo de creche.

Os Centros Acadêmicos devem gerenciar politicamente e socialmente o "curso", mas os "estudantes" e os "membros dos CA's" são crianças, logo não é difícil imaginar o resultado final. Lúcio, um dos desenvolvedores do projeto explicou:

"Nos testes iniciais as crianças sempre escolheram entreter e divertir os estudantes do curso, pois não tem responsabilidade para perceber a diferença entre o que querem e o que precisam fazer. Mas estamos certos que vamos solucionar esse problema em breve, e quando isso acontecer pretendemos buscar investimentos para construir a primeira creche do mundo com esse modelo."

Sem dúvida é um grande feito para os estudantes da UFSC. Parabéns ao Lúcio e toda a equipe que está desenvolvendo o projeto. Esse projeto incrível está sendo desenvolvido no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC e já se mostra funcional nos primeiros testes realizados nas entidades que compõem o CETEC (Conselho de Entidades Estudantis do Centro Tecnológico).

De fato o tal estudo nunca existiu, mas não é difícil encontrar as características das crianças desse experimento ao nosso arredor, que o digam os Centro Acadêmicos do CTC.

Um comentário:

  1. Recomendo, aos criadores do projeto, a leitura do livro: Liberdade sem medo - Summerhill, de Neil.
    Essa escola inglesa apresenta experiência similar de assembléias gerais com todos os seus membros. Os votos tem o mesmo peso: do direto da escola, até o aluno mais jovem da mesma.
    As votações envolvem desde o horário da soneca, até o que lanchar.

    ResponderExcluir